terça-feira, 30 de abril de 2013

CPRM assina convênio para levantamento aerogeofísico no Pontal do Triângulo Mineiro

Márcio Silva, Roberto Ventura, Marco Antônio
Fonseca e Marcelo Nassif avaliam o novo 
Mapa Geológico de Minas Gerais

Com vistas à assinatura de convênio para levantamento aerogeofísico no Pontal do Triângulo Mineiro, esteve na sede da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura. A assinatura do convênio permitirá a finalização dos levantamentos aerogeofísicos de todo o Estado de Minas Gerais, utilizando os métodos de magnetometria e gamaespectrometria. O encontro foi com o diretor de Mineração e Novos Negócios da Codemig, Marcelo Arruda Nassif.


Durante o encontro, foi debatida a possibilidade de realização de outras parcerias para novos levantamentos de aerogeofísica, com uso de novos métodos e tecnologias, inclusive aerolevantamentos de detalhe eletromagnéticos, a serem avaliados e definidos em futuros projetos de parceria.


Mapa Geológico de Minas Gerais

Também na reunião, Roberto Ventura, que esteve acompanhado pelo superintendente da CPRM de Belo Horizonte, Marco Antônio Fonseca, e pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais, Márcio Silva, apresentou, ao diretor da Codemig, a versão final do novo Mapa Geológico de Minas Gerais, escala 1:1.000.000, resultado de convênio celebrado entre a CPRM e a Codemig, e que será publicado no mês de junho deste ano.

CPRM vai implantar sistema informatizado de gestão de pessoas

Durante a reunião a empresa apresentou 
sistema de RH

O diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, participou, nesta segunda-feira (29/4), de reunião com representantes da empresa TOTVS. Na ocasião, a empresa apresentou software desenvolvido para sistema de RH que atualmente atende a seus clientes. A CPRM está pesquisando no mercado sistemas compatíveis com o interesse da instituição para promover a informatização, com consequente otimização dos processos de trabalho na área gestão de pessoas.


A reunião contou com a presença da chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ester de Paiva Virzi; do chefe do Departamento de Informações Institucionais, Gilberto  Guimarães  da Vinha; da coordenadora executiva do DERHU, Fernanda Machado de Oliveira; e da analista de geociências da DAF, Lilian Rose Souto Barbosa.

Segundo Santa Helena, a meta é que, ainda este ano, a CPRM realize processo licitatório para implantação de um sistema de gestão do capital humano, que se coadune com as necessidades de alinhamento estratégico da empresa “O uso da tecnologia da informação na gestão de pessoas é, cada vez mais, um requisito indispensável que garante uma gestão integrada e transparente, onde as atividades rotineiras passam a ser automatizadas, obtendo-se tempo, então, para cuidar do desenvolvimento, treinamento, segurança e qualidade de vida do trabalhador”, disse o diretor. 

Belém apresenta sistema de controle de amostras para unidades da Rede Lamin

Participantes do Encontro Técnico da Rede Lamin

A Superintendência Regional de Belém realizou, na última semana, o Encontro Técnico da Rede de Laboratório de Análises Minerais (Lamin). A abertura foi realizada através de videoconferência pelo coordenador nacional dos Laboratórios, geólogo José Leonardo Andriotti. O Encontro teve como objetivo apresentar a toda a Rede Lamin o “Sistema de Controle de Amostras”.

Estiveram em Belém representantes de todos os Laboratórios da Rede, que trouxeram suas sistemáticas de controle, para uma possível integração com o Sistema desenvolvido em Belém.

Denise Lobato juntamente com participantes no 
treinamento do Sistema de Controle de Amostras

O Sistema é uma forma automatizada e informatizada dos processos de controle de entrada e saída das amostras dos projetos e todo o histórico de procedimentos realizados com cada amostra trazida para a Superintendência, pelos projetos.  

Algumas das facilidades que o Sistema permitirá: inclusão, alteração e exclusão de todas as Fichas de Encaminhamento de Amostras (FEAs)  + Requisições de Análises (RAs)  de projetos históricos e atuais; geração automática de números de lote, de requisição de análise e números de Laboratório; geração de um único documento contendo a Relação das Amostras e os procedimentos a serem executados; disponibilidade de consulta do status da RA, pelo número da RA, número de campo, número de laboratório e número de lote; disponibilização dos projetos trabalhados por cada coletor; possibilidade de visualização do Resultado Analítico; geração de relatório, por número de amostras, natureza, projetos, laboratórios internos e externos; futuramente, serão gerados os relatórios de produção para relatórios mensais.

A iniciativa facilitará os trabalhos da Rede LAMIN, não somente na geração dos procedimentos automatizados, como também no resgate de informações históricas das amostras.
José Reinaldo e Tomaz Lobato (Geride-BE)

Como próximos passos, estão previstos: a entrada dos dados históricos, para consolidação dos Bancos de Dados e a extensão do Sistema para os trabalhos dos Laboratórios de Água.

O encerramento do evento contou com a presença do coordenador nacional dos Laboratórios José Andriotti (através de videoconferência  e do superintendente Regional de Belém, Manfredo Ximenes.

Eduardo Santa Helena se reúne com representantes da Fundação Dom Cabral

Durante a reunião o diretor conheceu o
portfólio 2013 da fundação

O diretor de Administração de Finanças, Eduardo Santa Helena, participou, na terça-feira (30/4), de reunião com representantes da Fundação Dom Cabral. O diretor estava acompanhado da chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ester de Paiva Virzi.  Na ocasião, executivos da fundação apresentaram portfólio 2013 e divulgaram a nova sede da instituição no Rio de Janeiro. A Fundação Dom Cabral é um centro de desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos que há 36 anos busca soluções educacionais para capacitação profissional.  


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Técnicos da CPRM participam de curso sobre aerogeofísica

Profissionais da Geotech durante curso sobre tecnologias
métodos de levantamentos aerogeofísicos


Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) participaram, na quinta-feira (25/04), de curso ministrado pelo geofísico da Geotech, Carlos Izarra, sobre tecnologias e métodos de levantamentos aerogeofísicos. O evento aconteceu no escritório do Rio de Janeiro e contou com a presença de especialistas da área da aerogeofísica.

Izarra explicou pontos importantes para que os técnicos possam discutir com o mercado, sobre as tecnologias e produtos existentes para manter um padrão de qualidade. Ele ainda falou sobre métodos eletromagnéticos, como o do domínio da frequência e do tempo, além dos métodos passivos, e explicou que tipo de informação pode ser adquirida com o uso de cada uma dessas metodologias.

O geofísico apresentou também a nova tecnologia ZTEM, que já realizou mais de 200 mil km de voo no mundo, mas ainda não foi utilizada no Brasil. Ele mostrou dados e softwares ensinando como utilizar informações recolhidas a partir dessa tecnologia.

Projeto Clim Amazon é apresentado em Belém



Superintendente de Belém, Manfredo Ximenes, 
durante abertura da apresentação do Projeto 

Foi apresentado na última sexta-feira, na Litoteca Didática da Superintendência Regional de Belém, o Projeto Clim Amazon, iniciativa científica conjunta Brasil-Europa.

O Projeto tem financiamento da União Europeia (UE) através do Sétimo Programa – Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (FP7), cooperação que visa promover o intercâmbio entre cientistas brasileiros e europeus na área de geociências e estudos ambientais.

O intuito do Projeto é estudar o registro sedimentar temporal para entender os mecanismos envolvidos em mudanças climáticas e geodinâmicas e compreender os processos envolvidos na evolução da carga em suspensão e dissolvidos do rio Amazonas desde o Mioceno até o registro atual do leque sedimentar do Amazonas, utilizando abordagens geoquímicas modernas.


Paulline Cazaubon, gerente do Projeto Clim Amazon

Participaram da reunião, além dos representantes do Institut de Recherce Pour le Développement (IRD) e do Laboratório de Geocronologia do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UNB), que apresentaram o Projeto, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-PA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM-PA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/CCTE-Belém).

Leonardo Cusnir recebe homenagem do Conselho Regional de Administração


Leonardo Cusnir diz  que a  homenagem  é  fruto
 de seu trabalho na CPRM
O assessor da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), Leonardo Cusnir, receberá a medalha Adm. Belmiro Siqueira, homenagem do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, aos profissionais com 40 anos de atividade e que contribuíram para o  crescimento   da  profissão   durante esse  período.  O evento acontecerá no dia 30 de abril, no auditório do Centro de Convenções da Firjan, no centro do Rio.


Cusnir estará ao lado de outros  grandes nomes da administração, que também receberão a medalha.  A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho. Segundo ele, a premiação vem coroar seu esforço ao longo do seu tempo de trabalho  na empresa. “Dá uma sensação de felicidade. É bom ver seu trabalho dar frutos. São 40 anos aqui na CPRM, comecei como estagiário e subi cada degrau até chegar aonde cheguei”, disse o assessor.

O administrador Belmiro Siqueira é patrono da profissão. A medalha é entregue àqueles com 40 anos ininterruptos de registro no CRA-RJ, e visa destacar e valorizar os profissionais que colaboram para o desenvolvimento da administração.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

CPRM recebe pela segunda vez Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça


Manoel Barretto recebe o prêmio da ministra 
Eleonora Menicucci
A solenidade de entrega do Selo da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça reuniu nessa quinta-feira (25/4), em Brasília, ministros, presidentes, diretores e funcionários das organizações vencedoras. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi selecionado por promover políticas e ações pela eliminação da discriminação entre homens e mulheres no ambiente do trabalho. Ao todo, 57 empresas e entidades públicas e privadas receberam o Selo.

Emocionado, o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto afirmou estar muito feliz com a premiação. “Esse é um momento importantíssimo para todos nós. É o reconhecimento do trabalho dos Comitês de Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, das superintendências e de todos profissionais que abraçaram essa causa”, disse Barretto.

Ministras e autoridades na abertura da cerimônia
O diretor-presidente falou que a Diretoria Executiva da empresa mantém um dialogo permanente com o Comitê da CPRM, apoiando e fortalecendo as ações desenvolvidas.  “Espero que a CPRM seja conhecida não só como excelência em mapeamento geológico, levantamento aerogeofísico, risco geológico, em conhecimento da hidrogeologia do Brasil, mas também como referência na gestão de gênero e raça.”

As ministras Eleonora Menicucci da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Gleisi Hoffmann da Casa Civil e Luiza Bairros da Secretaria de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial fizeram a abertura do evento. A cerimônia contou com a participação da diretora regional da ONU Mulheres Brasil e Caribe (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), Rebecca Tavares, e a representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ana Carolina Querino. Os diretores da CPRM, Antonio Bacelar e Eduardo Santa Helena e os integrantes do Comitê da empresa prestigiaram a premiação.

“É a segunda vez que a CPRM ganha esse Selo, uma grande honra. Significa que a empresa é reconhecida como uma empresa pública que cumpriu com o Plano de Ação apresentado para a Secretaria de Políticas para as Mulheres”, afirmou a coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider.

Diretores Manoel Barretto, Antonio Bacelar
e Eduardo Santa Helena
Para a coordenadora mostra que a CPRM realizou todas as ações que havia se comprometido. “Para nós, isso é, mais uma vez, a marca de que a CPRM está realmente comprometida com a Equidade de Gênero e Raça. Valoriza todo o trabalho que vem sendo realizado, não só na área da Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional, mas em todas as áreas.”

Eleonora Menicucci parabenizou os representantes das organizações por terem cumprido as metas do programa. Destacou que, nesta edição do Pró-Equidade, foi possível perceber o grande esforço dos participantes em envolver cada vez mais seus empregados e empregadas em ações voltadas para mudar as atitudes e relações de trabalho e para diminuir as desigualdades, que tanto afetam as mulheres nesses espaços.

“É importante lembrar que as relações de gênero exercem um papel relevante e essencial para o entendimento das estratificações no mercado de trabalho, influenciando a sua própria dinâmica e características”, falou a ministra.

Integrantes do Comitê de Pró-Equidade
de Gênero e Raça da CPRM
A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que, nos últimos anos, ocorreram muitos avanços no país. “Mas há muitos desafios a serem atingidos, como a igualdade de salários entre trabalhadoras e trabalhadores, a valorização das mulheres em todos os ambientes, e a democracia cidadã.”

A promoção da igualdade, de acordo com a ministra Luiza Bairros, é um valor essencial para o desenvolvimento do Brasil. E o Pró-Equidade de Gênero e Raça “é uma iniciativa que tem a capacidade de gerar efeitos na vida das pessoas e mudanças efetivas nos locais de trabalho.”

Empresas organizam Ciclo de Encontros Regionais sobre Equidade de Gênero e Raça



Representantes de várias estatais se reuniram nesta sexta-feira (26/4), em Brasília, para debater e definir a primeira ação do Ciclo de Encontros Regionais para o fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça no mundo do trabalho. No encontro, discutiram ações de formação e capacitação a serem realizadas ainda neste semestre, em torno do tema gênero e raça.

Sandra Schneider, coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, Bruna Borges da Caixa Econômica Federal, Karine Wernz do Banco do Brasil, Gleide Brito da Eletronorte, Maria Helena Guarezi  da Itaípu Binacional, Alice Pontes da Embrapa e Erenice Peres, Mirian Carrajetta e Ana Paula Carneiro da Empresa Brasileira de Correios e telégrafos participaram da reunião.

Mapa Hidrogeológico de Santa Catarina em fase final para lançamento

Edison Lima e Andriotti, em primeiro plano, durante 
a reunião na SDS
Em 18 de abril, o superintendente Regional da CPRM de Porto Alegre, José Leonardo Silva Andriotti, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Marcos Alexandre de Freitas, e o chefe do Núcleo de Criciúma, Marlon Hoelzel, reuniram-se com o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), Edison Pereira de Lima, e técnicos da instituição.

O encontro, ocorrido na SDS, foi para tratar de assuntos relacionados ao Projeto Mapa Hidrogeológico de Santa Catarina - escala 1:500.000 - resultado de convênio entre a CPRM e a SDS. Na ocasião, Edison Lima ressaltou a importância do trabalho realizado e manifestou interesse em fazer novas parceiras com a CPRM.

O mapa, em versão impressa e digital no Sistema de Informações Geográficas (SIG), já está concluído e foi apresentado aos técnicos da SDS para avaliação e sugestões quanto ao formato e layout do produto. A CPRM e a SDS estão programando o lançamento oficial para breve.

Aquífero Costeiro de Florianópolis

No dia 19, a mesma equipe visitou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), onde se reuniu com o geólogo Lauro Cesar Zanatta e o Gerente de Políticas Operacionais Jair Sartorato. A Casan, parceira da CPRM no Programa Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (Rimas), manifestou interesse em fazer um acordo de cooperação técnica com a CPRM, para elaboração do Estudo Hidrogeológico e Modelo Matemático do Aquífero Costeiro na Ilha de Florianópolis.

CPRM e ANP realizam workshop de métodos não sísmicos

Palestrante fala da importância  de métodos
não sísmicos

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizou nesta quinta-feira (25/4), no escritório do Rio de Janeiro, workshop para divulgação de novos produtos e serviços que utilizam métodos de geofísicos não sísmicos para pesquisa mineral e petrolífera. O evento contou com a participação de diversas empresas do ramo da mineração, petróleo e gás.  


 De acordo com o geofísico, Joao Batista de Andrade, com o novo marco regulatório da mineração, a CPRM poderá assumir um importante papel na área de pesquisa. “A empresa poderá trabalhar com métodos de integração geológico/geofísica para a prospecção mineral. Precisamos conhecer novas tecnologias de aquisição, processamento e integração de dados”, explicou o geofísico.

Diversas empresas participam do evento
Representante da ANP, o superintendente Cláudio Souza informou que o evento vai estreitar ainda mais os laços com a CPRM objetivando gastar menos e melhorar a qualidade dos estudos dessa área. “Precisamos criar padrões para a indústria tanto na área de mineração, quanto na área de petróleo, além de ajudar as empresas a terem um rumo e poder investir melhor no país”, disse.

O evento foi exibido ao vivo pelo site da CPRM e abordou os seguintes assuntos: Aplicação e Integração dos métodos AEM em alvos exploratórios em bacias intra-cratônicas e com derrames basálticos no Brasil;  gravimetria gradiométrica;  e análise de dados não sísmicos na ANP. 

Geólogo da CPRM recebe comenda da Sociedade Brasileira de Cartografia

Geólogo Valter Barradas
O geólogo Valter Barradas, chefe da Divisão de Editoração Geral, foi convidado pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) a ingressar na Ordem do Mérito Cartográfico no grau de Oficial da entidade. Esta condecoração tem por finalidade premiar os profissionais que tenham se destacado e prestado notáveis serviços à Cartografia. Para Barradas o mais importante desse prêmio é a consagração dos 38 anos de CPRM. “É a sensação de dever cumprido.”


 A solenidade será realizada no dia 3 de maio, às 10horas, no pátio de aeronaves do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), na Rua General Justo, 16, Centro, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Barretto faz apresentação em audiência pública na Câmara dos Deputados

Manoel Barretto, deputada Fátima Pelaes
e deputado Luiz Carlos

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, acompanhado do superintendente regional de Manaus, Marco Antonio Oliveira, participou nessa quarta-feira (24/4) da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que analisa a reconstrução do Porto de Minério da ICOMI, no Amapá.

Participantes da audiência pública
Barretto, Wilson Coelho Filho, diretor de Planejamento Portuário da Secretaria de Portos e o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral do Amapá, Antônio da Justa Feijão foram convidados para falar sobre o acidente que causou a morte de seis trabalhadores no último dia 28 de março, quando o Porto em Santana (AP) desmoronou, levando também para o fundo do rio Amazonas caçambas, carregadeiras e caminhões.

Na apresentação, Barretto saudou os presentes, agradeceu o convite e informou que uma equipe da CPRM esteve no local do acidente para colher mais informações para os deputados. Barretto mostrou diversas fotos das áreas afetadas pelo deslizamento.

O superintendente Marco Antonio, juntamente com a geóloga Diane Fonseca e o hidrólogo Victor Paca da Superintendência Regional de Belém, estiveram na área da tragédia, realizaram levantamentos batimétricos e análises do terreno. Marco Antonio explicou que para identificar as causas do fato seria necessário um estudo mais detalhado.   

Barretto faz apresentação aos deputados
A Comissão, formada por deputados federais, foi criada no início do mês para acompanhar as ações e medidas que envolvam a empresa Anglo Ferrous Amapá Mineração Ltda, o Estado do Amapá e União Federal para reconstrução do Porto de Minério da Iconi e demais danos decorrentes da tragédia.

A deputada federal, Fátima Pelaes é a presidenta da Comissão, que tem como relator o deputado Luiz Carlos. "Vamos verificar também o tratamento e a assitência às famílias das vítimas. Devemos nos unir para que acidentes como esse não se repitam", falou a deputada Pelaes. 


Superintendente Marco Antônio e diretor Manoel
Barretto





CPRM participa da Assembleia Nacional dos Empregados

Abertura da sessão temática que contou
com a participação do diretor


O diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, participou, nessa quarta-feira (24/4), em Goiânia, do V Encontro de Líderes e da Assembléia Nacional das Associações de Empregados da CPRM. Na ocasião, o diretor apresentou aos representantes das associações e de entidades de classe presentes no encontro, a situação atual, desafios e perspectivas para o futuro da instituição.  Após a palestra, Santa Helena participou de debate respondendo dúvidas e questionamentos. O diretor estava acompanhado da chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ester de Paiva Virzi, e do assessor Leonardo Cusnir.



O diretor falou sobre a evolução do orçamento da empresa nos últimos anos, que segundo ele, saltou de R$ 108 milhões em 2003 para R$ 468 milhões este ano, destacando que o governo acrescentou mais R$ 42 milhões para ações que serão executadas pela CPRM de combate à seca no Nordeste.  “Este ano temos R$ 186 milhões nas ações PAC, cerca de 15%  a mais em relação a 2012”, disse. Santa Helena falou também do andamento do concurso público e fez um balanço sobre a força de trabalho na empresa. Segundo ele, a CPRM possui 1.477 empregados, desse total, 778 possui curso superior, sendo que, desse universo, 415 são geólogos.


Diretor Santa Helena durante apresentação
Santa Helena apresentou gráfico mostrando que no período de 2003 a 2012, os empregados tiveram reajuste salarial acima da inflação. ”Nesse período a inflação foi de 61%, enquanto nossos reajustes foram de 76%”, disse. Ele afirmou ainda que, o desafio para os próximos anos é melhorar a infraestrutura das unidades regionais e aperfeiçoar os processos de gestão para tornar a empresa mais eficaz. “A CPRM está passando por um processo de transformação e nós vamos consolidar essas mudanças de maneira coletiva, conversando e procurando o consenso com os empregados que são fundamentais nesse processo”, disse o diretor.


Debate – Após apresentação o diretor participou de debate com representantes das associações de empregados.  Ele esclareceu dúvidas e respondeu perguntas sobre questões trabalhistas, alinhamento do PCCs, concurso público, transferências, banco de horas, controle de frequência e planos de saúde e de previdência complementar.  Sobre o plano de previdência, Santa Helena adiantou que haverá uma redução significativa na taxa de carregamento que hoje está em  3%. “Essa taxa será zerada”, anunciou o diretor.

O encontro reuniu representantes das
associações das unidades regionais

Para Carlos Augusto Peixoto, presidente da Coordenação Nacional das Associações de Empregados da CPRM, a participação do diretor Santa Helena no evento foi importante porque demostrou o interesse da empresa em dialogar com os empregados. “O debate foi produtivo e esclareceu diversas dúvidas dos empregados”, disse. Luciano Trasel, representante dos empregados de Porto Alegre, também concordou com a avalição de Peixoto, para ele, o contato com dirigentes da CPRM fortalece a relação entre os trabalhadores e a empresa.

Prefeito de Lapão agradece trabalho dos técnicos da CPRM



Ricardo Barbosa, prefeito de Lapão, que fica na região da Chapada Diamantina na Bahia, esteve com o diretor-presidente, Manoel Barretto. Barbosa  agradeceu o trabalho emergencial da CPRM no município que enfrenta problemas com rachaduras no solo e desabamentos em cavernas. Estenio Petrovich, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e o deputado federal Edson Pimenta (PSD-BA) também participaram da reunião, na quarta-feira (24/4), em Brasília.

O superintendente da CPRM em Salvador, Teobaldo Rodrigues informou que nessa quinta-feira está sendo realizada uma audiência pública na cidade de Lapão e dois técnicos foram representando a CPRM.

Em fevereiro, profissionais da geofísica, de águas subterrâneas e de risco geológico foram para Lapão analisar o fenômeno. A equipe contou com a participação dos técnicos Amilton Cardoso, Francisco Negrão, Angeval Brito e Fernando Cunha (Sureg-SA), Roberto Gusmão (Sureg-RE), Ivan Bispo de Oliveira (RJ) e Carlos Eduardo Oliveira (Repo).

Os profissionais percorreram durante a visita de reconhecimento toda a bacia do rio Juá e o seu entorno onde já se encontram cadastrados cerca de 600 poços tubulares. Na oportunidade foram recadastrados cerca de 35 poços pré-selecionados passiveis de serem utilizados como estações de monitoramento.

Em seguida dentro do perímetro urbano da cidade de Lapão, na área circunscrita pelos abatimentos cársticos e fraturas, a equipe elegeu sete poços tubulares entre públicos e privados para a instalação de estações de monitoramento nas áreas críticas com perspectiva de expansão para a área periurbana.

Governo Federal seleciona CPRM por desenvolver ações para a promoção da igualdade entre homens e mulheres



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi escolhido, pelo segundo ano consecutivo, como uma das organizações que implementam ações de promoção da equidade de gênero e raça nas relações de trabalho. A CPRM receberá amanhã, quinta-feira (25/4), o Selo da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República. A cerimônia será às 17 horas no Memorial JK, em Brasília.


O Selo representa o reconhecimento do trabalho feito pelas organizações no desenvolvimento de novas concepções de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançarem a equidade entre mulheres e homens. As entidades vencedoras, cerca de 60, são instituições públicas na área de mineração, comunicações, tecnologia, agropecuária, prefeituras, secretarias estaduais e municipais e institutos, além de bancos, empresas de energia e supermercados.

Entre as autoridades da solenidade, a ministra da SPM, Eleonora Menicucci, ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Rebecca Tavares da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, representantes da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto e o diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena. Além de presidentes e presidentas das outras organizações e membros dos comitês pró-equidade. Sandra Schneider, coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, também participará do evento. 

As empresas, que receberão o Selo, desenvolveram o programa durante 12 meses (execução do Plano de Ação). Elas executaram ao menos 70% das ações pactuadas e obtiveram um desempenho considerado satisfatório ou muito satisfatório. O objetivo é eliminar todas as formas de discriminação, evidenciando publicamente o compromisso da organização com a equidade de gênero e etnicorracial na promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares no mundo do trabalho para a efetivação da equidade.




Mais informações: www.spm.gov.br

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ministério de Minas e Energia e empresas vinculadas realizam Assembleia Geral Ordinária


Integrantes do Comitê de Gênero e Raça
O Comitê Permanente para questões de gênero do Ministério de Minas e Energia e empresas vinculadas realizam a XXVI Assembleia Geral Ordinária, de 24 a 25 de abril, em Brasília. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a secretária executiva de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Lourdes Bandeira e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, fizeram a abertura do evento.


Ministro Edison Lobão na abertura da assembleia
Participam do seminário, representando o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sandra Schneider, coordenadora do Comitê Nacional de Gênero e Raça e a geóloga Mônica Perrotta, secretária suplente também do Comitê Nacional. Além de Jairez de Souza, assessor especial do MME e Valesca Leão, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Mulher.

“O Seminário de Relações Raciais e Politicas Públicas indica a importância de estarmos aprofundando a contextualização das questões relacionadas à raça e gênero para implementação de ações afirmativas dentro das empresas", destacou Sandra.

O Comitê realiza também outras duas atividades abertas ao público, uma exposição com trabalhos de mulheres empreendedoras e o Cine Gênero, que apresentará o filme “Histórias Cruzadas” no dia 26/04, às 12h30, no auditório do subsolo do Ministério de Minas e Energia.

Participantes do evento

Técnicos da CPRM participam de simpósio sobre sensoriamento remoto

Abertura do Simpósio Brasileiro de
Sensoriamento Remoto

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. O evento é promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), sendo considerado o maior evento nacional sobre tecnologias relacionadas a satélites e geoprocessamento e um dos maiores do mundo.

Técnicos Oderson Filho, Mônica Perrota, Patrícia
Jacques e Sérgio Azevedo na Sessão
Interativa de Pôsteres

Este ano, o evento foi realizado de 13 a 18 abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná.  Segundo os organizadores, o encontro reuniu aproximadamente dois mil pesquisadores e especialistas do Brasil e de diversos países, que trocaram experiências e divulgaram trabalhos técnico-científicos sobre aplicações de sensoriamento remoto. Foram quase 1.200 trabalhos científicos abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento relacionadas ao sensoriamento remoto: agricultura, processamento de imagens, geologia, meteorologia, meio ambiente, oceanos e águas interiores, uso da terra e suas mudanças.


Durante o simpósio foram ministrados cursos técnicos, apresentações de trabalhos científicos, sessões especiais com palestrantes do Brasil e exterior, workshops e exposição técnica onde empresas e instituições governamentais apresentaram seus principais produtos e novidades sobre tecnologias relacionadas a satélites e geoprocessamento.


Sheila Gatinho, pesquisadora em Geociências,
durante apresentação de seu trabalho
Participação da CPRM - dez pesquisadores da CPRM estiveram no simpósio apresentado trabalhos técnicos, realizando apresentações orais e participando dos cursos ministrados durante o evento. Os técnicos que participaram do evento foram: Álvaro Belotto Perini; Andre Luis Martinelli Real dos Santos; Francisco Fernando Noronha Marcuzzo; Gabriel Araújo dos Santos; Hugo de Souza Ferreira; Mônica Mazzini Perrotta; Oderson Antônio de Souza Filho; Patricia Duringer Jacques; Sergio Azevedo Marques de Oliveira e Sheila Gatinho Teixeira.