Diretor Eduardo Santa Helena durante palestra |
O diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, participou, na sexta-feira 19/4, do encerramento do Seminário de Planejamento, promovido pela Superintendência Regional de Salvador. O diretor estava acompanhado da chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ester de Paiva Virzi, e do assessor Leonardo Cusnir. Santa Helena parabenizou o superintendente Teobaldo Rodrigues, e o novo gerente de Administração e Finanças da unidade, Renato dos Santos, pela iniciativa, que segundo ele, deve ser seguida pelas demais unidades regionais. Os empregados participaram ativamente do seminário, que contou com presença do diretor-presidente, Manoel Barretto durante a abertura.
O diretorfez uma palestra que abordou a importância do planejamento para aperfeiçoar os processos de gestão na empresa. Ele falou também sobre os desafios e metas da DAF para 2013, entre elas, citou a realização do concurso público, ainda este ano, investimentos para melhorar a infraestrutura das unidades regionais, alinhamento do PCCs, implantação do programa de treinamento e desenvolvimento gerencial, aquisição do sistema informatizado de RH, novo modelo para planejar compras coorporativas da empresa, a continuidade do projeto DAF itinerante e CPRM Sustentável, cujas ações já estão em andamento.
O superintendente Teobaldo Rodrigues destacou a importância do diretor no seminário |
Santa Helena apresentou balanço da evolução orçamentária da CPRM de 2003 a 2013, destacando que a instituição vem a cada ano, recebendo recursos significativos do PAC para investir em projetos, sendo que, isso implica a necessidade de modernização da gestão. “Para sermos mais eficientes precisamos planejar”, disse o diretor, enfatizando que, outra meta da DAF é promover cada vez mais a integração entre à área finalística e administrativa. “Estamos revendo processos de trabalho e vamos fazer uma reestruturação organizacional para modernizar e aperfeiçoar os instrumentos de gestão”, afirmou o diretor.
“Vamos ter ainda este ano uma política de compras nacional com calendário definido para realização das compras coorporativas. Já estamos conversando com a área técnica para mensurar cada demanda”, disse o diretor ao explicar o novo modelo de compras de produtos e bens, que está em fase de implantação, visa à economicidade e eficiência nas compras realizadas pela empresa. O novo modelo vai sistematizar as demandas das unidades regionais, aperfeiçoar o controle e a gestão na aquisição de bens, serviços e produtos. “O processo de compras continuará descentralizado. No entanto, vamos elaborar um plano anual de compras para planejar e definir prioridades”, disse o diretor, destacando que a CPRM já conta com uma empresa contrata para realizar a manutenção de toda frota de veículos.
Reunião com gerentes para discutir assuntos administrativos |
Concurso público - o diretor destacou que para atender as novas demandas do governo a CPRM precisa ampliar sua força de trabalho. Para isso, em breve será lançado edital para contratação por meio de concurso público de 355 novos profissionais. Serão 208 vagas para pesquisador, 68 de analista, e 79 para técnicos. “Vamos investir também na capacitação e no desenvolvimento gerencial dos empregados que já estão na empresa”, disse. Ele adiantou que o concurso busca trazer para a empresa os melhores profissionais do mercado.
Segundo o superintendente Teobaldo Rodrigues, a CPRM está em um momento de mudanças radicais e o seminário busca criar uma nova cultura de planejamento na unidade. “Esse seminário buscou apresentar aos empregados um panorama nacional e também regional das atribuições da empresa, nossos desafios e uma visão de futuro”, avaliou o superintendente. Durante o seminário o gerente de Administração e Finanças da unidade, Renato dos Santos apresentou um diagnóstico de sua área. Ele falou sobre os princípios que regem a Administração Pública e a importância do planejamento. “Esse seminário ajuda na tomada de consciência”, disse. O gerente também apresentou as metas da superintendência, citando a construção da litoteca em Feira de Santana, e a construção de uma sede definitiva, almoxarifado único e uma gestão de documentos mais eficiente.
Encontro com representantes da Associação dos Empregados da Superintendência |
Empregados aprovam o seminário - Roberto Cardoso Linhares trabalha na seção de material da unidade, ele avalia que, o evento foi importante, pois buscou integrar os profissionais da unidade e possibilitou conhecer o trabalho das diversas áreas da Superintendência. “Também foi importante conhecer as diretrizes da empresa par saber como a gente pode colaborar mais com a instituição”, disse Linhares. Ele destaca que durante o seminário percebeu o quanto o planejamento é fundamental para que a empresa possa alcançar suas metas e atender as novas demandas do governo. Luciana Barbosa trabalha na área administrativa, ele avalia que o evento serviu para mostrar aos empregados os novos desafios da CPRM e a importância do trabalho da empresa para a sociedade. “Foi muito interessante conhecer o perfil da CPRM e a importância do nosso trabalho”, disse Luciana.
Reuniões - Durante sua passagem pela Superintendência o diretor se reuniu com o superintendente Teobaldo Rodrigues e gerentes para discutir assuntos relacionados a área administrativa e gestão de pessoas. Santa Helena participou também de encontro com membros da Associação dos Empregados da Superintendência de Salvador. Na ocasião, o diretor tratou das demandas da entidade, que pleiteia a instalação de uma creche na unidade, no modelo da que existe no Escritório do Rio de Janeiro. O diretor também participou de encontro dos empregados com a gerente de relacionamento do BB Previdência, que explicou aos empregados as regras e os benefícios do plano.
Visita a obras da unidade – Santa Helena visitou ainda o canteiro de obras da construção do módulo da gerência de Hidrologia e Gestão Territorial, da Superintendência. A obra de 736,0m2 está inserida no PAC e abrigará 50 profissionais, entre pesquisadores, técnicos e analistas. O diretor estava acompanhando do gerente Gustavo Carneiro, responsável pela obra, do superintendente Teobaldo Rodrigues.
Visita ao canteiro de obras do módulo que vai abrigar a gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da unidade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário