terça-feira, 2 de outubro de 2012

CPRM apresenta trabalhos no 46º Congresso Brasileiro de Geologia

Confira alguns trabalhos da CPRM apresentados nesta segunda-feira no 46º Congresso Brasileiro de Geologia

Setorização de áreas de alto e muito alto risco a movimentos de massas e enchentes: o exemplo de Igrejinha (RS) – Por Ana Claudia Viero
Identificação da tipologia de processo geológicos do tipo movimentos de massa e inundações, delimitação do polígono de risco e identificação do número de moradias ameaçadas no município de Igrejinha.


Repositório institucional de projetos de pesquisa de carvão mineral nos estados do Rio Grande de Sul e Santa Catarina – Por Ana Lúcia Coelho
Implantação da Biblioteca Virtual torna disponível o Repositório Institucional, arquivos referentes a pesquisas de carvão mineral nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para consulta e download gratuito.

Projeto Sumaúma-Roosevelt- -Mutum – Por Antonio Charles Oliveira
Mapeamento geológico desenvolvido na região sudeste do Amazonas. Os resultados do projeto Sumaúma-Roosevelt-Mutum, mesmo preliminares, já servem de base geológica para outros que começam na região.

Atuação da CPRM no Mapeamento de Áreas de Risco no Espírito Santo - Por Andreá Lazaretti
Referente aos dados obtidos durante ação emergencial realizada no Estado do Espírito Santo, entre janeiro e fevereiro de 2012, em diversos municípios.  Apresenta metodologia de mapeamento e tratamento dos dados e conclusões sobre as causas dos desastres naturais que atingiram a região.

Ação Emergencial de Setorização de Áreas de Alto e Muito Alto Risco a Movimentos de Massas e Enchentes, Novo Hamburgo (RS) - Por Carlos Augusto Peixoto
O projeto é reflexo do mapeamento de áreas com alto e muito alto risco, feito antes das chuvas em municípios pré-selecionados, como o de Novo Hamburgo.

Avaliação dos Depósitos de Opalas de Pedro II (PI) – Dados Preliminares – Por Liliane Sachs
Fornecerá subsídios geológicos ao APL da Opala de Pedro II, através da caracterização geológica em escala de detalhe de seus depósitos, visando uma exploração ordenada e correta.

Utilização de Espectroscopia na Faixa do Infravermelho Termal (8-12 μm) como Apoio ao Mapeamento Geológico das Rochas Vulcânicas da Porção Sul
da Bacia do Paraná – Por Raquel Barros Binotto
Biblioteca espectral digital, com ênfase na faixa do Infravermelho Termal (8-12μm), das rochas vulcânicas da porção sul da Bacia do Paraná (riolitos e riodacitos, basaltos e basalto-andesitos de filiação toleiítica), utilizando-se um espectrorradiômetro portátil Fast Fourier Thermal Infrared (FTIR) Modelo 102 (3-16 μm).

Granito Serra do Picote e suas estruturas nodulares de turmalina, Domínio Ceará Central, Ibiapaba- Ceará – Por Felipe Grandjean
Descreve a ocorrência de granitoides mapeados na região de Ibiapaba, apresentando suas características de campo, petrográficas, litogeoquímicas e, principalmente, suas peculiares estruturas nodulares de turmalinas.

Análise da influência do ângulo de incidência, de imagens Radarsat-1, na separabilidade de floresta de mangue e campos inundáveis da Baixada Maranhense – Por Sheila Teixeira
Potencialidade do uso de imagens SAR, na identificação de ecossistemas costeiros alagáveis, sob diferentes configurações de aquisição e diferentes condições ambientais, na região da Baixada Maranhense e do Golfão Maranhense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário