quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Realizado encontro para revisão final do Mapa Tectônico da América do Sul

Mapa Tectônico da América do Sul
exposto no estande da CPRM
Durante o Congresso Brasileiro de Geologia foi realizada reunião entre coordenadores e diversos colaboradores da nova edição do Mapa Tectônico da América do Sul, escala 1:5.000.000, visando a revisão da prova final desse mapa, em execução sob a égide da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW). A conclusão desse mapa somente foi possível com o apoio técnico e financeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Serviço Geológico e Mineiro da Argentina (SEGEMAR), com a colaboração da Associação dos Serviços Geológicos e Mineiros Ibero-Americanos (ASGMI).


A proposta de execução de uma nova versão do Mapa Tectônico da América do Sul, Escala 1:5 000 000, em formato digital, utilizando tecnologia GIS, foi apresentada em Paris, em 2002, durante Assembleia Geral da CGMW pelo vice-presidente para a América do Sul dessa comissão, geólogo Carlos Schobbenhaus da CPRM.

Umberto Cordani (à esquerda) e Victor Ramos

As atividades iniciaram em 2004, sob a coordenação continental do professor Umberto Cordani, da Universidade de São Paulo, e do professor Victor Ramos, da Universidade de Buenos Aires. O primeiro responsável pela Plataforma Sul-Americana e o segundo pela Cordilheira dos Andes e Patagônia. A vice-coordenação coube aos geólogos Inácio Delgado e Leda Fraga da CPRM e ao geólogo Marcelo Cegarra do SEGEMAR. A integração de informações das áreas oceânicas adjacentes coube a Kaiser de Souza e Francisco Edson Gomes, ambos da CPRM.

Inácio Delgado (à esquerda), Leda Fraga, Carlos 
Schobbenhaus e Victor Ramos
A cartografia digital e o geoprocessamento das informações foram realizados pelas divisões de Cartografia e Geoprocessamento da CPRM e do SEGEMAR. A Divisão de Cartografia (Dicart) da CPRM também foi o principal responsável pela execução de uma nova base cartográfica da América do Sul, visando o projeto em questão e outros projetos sul-americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário