Elizabeth Davis, Márcio Cândido e Eber Pinto discutem a participação da Sureg-BH no curso |
Capacitar e qualificar o quadro técnico que atua nas regiões propensas a eventos de desastres naturais no Estado de Minas Gerais, este é o objetivo da parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Defesa Civil de Minas Gerais, para a realização do curso “Capacitação de Técnicos para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”.
Coordenado pelo geólogo Jorge Pimentel, do Departamento de Gestão Territorial (Deget-CPRM), O curso irá abordar conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenção, para aplicação na prevenção de desastres naturais ou provocados pela ação do homem, principalmente aqueles que causam movimentos de massa e inundações.
A iniciativa visa prevenir e mitigar as causas e efeitos dos desastres naturais ou induzidos, que ocorrem em diversas regiões do Brasil. Essa atividade, que atualmente se inclui no “Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais” do Governo Federal, tem como meta preparar técnicos para mapear 821 municípios em todo o território nacional até 2014. A CPRM já capacitou, desde 2007, aproximadamente 1300 técnicos de defesa civil e secretarias municipais, com a realização de 36 cursos em oito estados brasileiros.
Data e local: De 16 a 20 de setembro, no Auditório Espaço Multimídia da Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM (Sureg-BH),
Público alvo: Agentes das Defesas Civis Municipais do Estado de Minas Gerais e profissionais de instituições de ensino e pesquisa com atuação na área de riscos geológicos e hidrológicos.
Instrutores: Jorge Pimentel, coordenador-executivo do Deget-CPRM; Carlos Eduardo Osório Ferreira, pesquisador em Geociências do Escritório do Rio de Janeiro da CPRM; Márcio de Oliveira Cândido, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial Sureg-BH; os pesquisadores em Geociências da Sureg-BH, Éber José de Andrade Pinto, Elizabeth Guelman Davis, Artur José Soares Matos e Anselmo de Carvalho Pedrazzi; e a pesquisadora em Geociências Andrea Fregolente Lazaretti, da Sureg-SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário